Exames disponíveis:
-
Anticorpos para dengue (IgM e IgG) – aconselhável realização após o 5º dia do aparecimento dos sintomas.
-
Antígeno NS1 Dengue - aconselhável realização no máximo até o 7º dia do aparecimento dos sintomas.
-
Zika vírus – aconselhável realização até o 4º dia do aparecimento dos sintomas.
-
Anticorpos para Zika (IgM e IgG) – aconselhável realização após o 7º dia do aparecimento dos sintomas.
-
Anticorpos para Chikungunya (IgM e IgG) – aconselhável realização após o 7º dia do aparecimento dos sintomas.
Obs: não é necessário jejum
O vírus da Dengue é transmitido através dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A infecção primária está associada com febre, dores de cabeça, dores musculares e manchas pelo corpo. A resposta imune inclui produção de anticorpos IgM a partir do 5° dia após o início dos sintomas e persiste por 30 a 60 dias. Os anticorpos IgG aparecem em torno do 10° dia e persistem por toda a vida.
O Zika é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.
Chikungunya é uma doença febril aguda com transmissão através picada de um mosquito infectado, sendo o Aedes o mais conhecido vetor. O período de incubação pode variar de 1 a 12 dias e os principais sintomas são: febre alta (acima de 38,9 °C), com início súbito e duração de vários dias, acompanhada de dor de cabeça, dor nas costas, calafrios, mialgia, náuseas e vômitos.
O A9LAB Análises Clínicas pode lhe ajudar. Fique Atento. Viva Mais!